A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Afrânio, em consonância com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) apresenta o Plano para Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 em Afrânio, como medida adicional na resposta ao enfrentamento da doença, tida como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

É de responsabilidade e coordenação do Ministério da Saúde, a aquisição de todas as vacinas contra a COVID-19 com reconhecidas eficácia e segurança, especialmente, as que já foram e serão testadas no Brasil. Também a aquisição e logística de insumos, o sistema de informações e a definição das estratégias de monitoramento e avaliação da campanha, dentro do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O PNI é responsável pela política nacional de imunizações e tem como missão reduzir a morbimortalidade por doenças imunopreveníveis, com fortalecimento de ações integradas de vigilância em saúde para promoção, proteção e prevenção em saúde da população brasileira.

A Secretaria Municipal de Saúde de Afrânio – PE, em concordância com o Plano Estadual e Nacional de Vacinação para a COVID-19, segue realizando a vacinação em quatro etapas obedecendo a critérios logísticos de recebimento e distribuição das doses pelo Ministério da Saúde. As etapas desenhadas pela equipe técnica do Ministério da Saúde priorizam grupos, que levam em conta informações sobre nuances epidemiológicas da COVID-19 entre os brasileiros, bem como, comorbidades e dados populacionais.

Nesta campanha constituem como competências da esfera estadual a coordenação no seu âmbito, alinhada com as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações. Esta coordenação inclui o armazenamento das vacinas e insumos recebidos do governo federal, a logística para distribuição aos municípios, o apoio na capacitação dos profissionais vacinadores e a complementação do provimento de seringas e agulhas, itens que são considerados insumos estratégicos, tendo sido previsto para esta campanha de vacinação o suprimento destes pelo governo federal.

Confira na íntegra todos os Planos de Operacionalização (Clique no link para acesso, ou se preferir copie e cole em seu navegador):

Esfera Nacional (Plano de Operacionalização Federal): https://drive.google.com/file/d/1PV6dzt8psOWQQmliHuSPiqlK1quNl6AJ/view?usp=sharing

Esfera Estadual (Plano de Operacionalização de Pernambuco): https://drive.google.com/file/d/1S-nDI_h23DZYNBUgeV3jAL_tq9aaysc0/view?usp=sharing

Esfera Municipal ( Plano de Operacionalização de Afrânio): https://drive.google.com/file/d/1360dx1RIQrSB0RfLlTXGi1z-GxDb6wt3/view?usp=sharing

Atualização do Plano de Operacionalização de Afrânio – 2021.2: https://drive.google.com/file/d/11NRMHcf2pv7ZeKpfCGuXD2NWPe1N-j4g/view?usp=sharing

Mais informações:

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na China. A COVID-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), que causa infecção respiratória aguda, potencialmente grave. Trata-se de uma doença de elevada transmissibilidade e distribuição.

O novo coronavírus é capaz de infectar humanos e pode ser transmitido de pessoa a pessoa por gotículas respiratórias, por meio de tosse ou espirro, pelo toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% das pessoas têm a forma leve ou moderada da doença, porém aproximadamente 15% delas desenvolvem a doença severa necessitando de suporte de oxigênio. Tem-se ainda que 5% da população que é afetada com a forma crítica da doença podem vir a desenvolver além das complicações respiratórias, complicações sistêmicas como trombose, complicações cardíacas e renais, sepse e choque séptico.

O Ministério da Saúde segue fazendo prospecção de todas as vacinas e sediou encontros com representantes de diversos laboratórios que possuem vacinas em fase 3 de pesquisa clínica, para aproximação técnica e logística. Ressaltamos que para incorporação da nova vacina no Calendário Nacional de Vacinação faz-se necessária a aprovação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) quer por processo de submissão regular ou emergencial, bem como a recomendação de incorporação desta tecnologia pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE).

Confira aqui também o PLACAR DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Mais informações através do telefone: (87) 3868-1054